sexta-feira, 23 de julho de 2010

O melhor do Trash Metal se foi.

Opa galera, tudo bem com vocês?

Seguinte: Hoje resolvi falar um pouco sobre a origem de uma das bandas que eu mais amo - o Pantera.

Tudo bem, nome estranho para uma banda, né?A princípio sim, mas tudo tem uma explicação que vem lá de 1980. Sim sim, a banda é bem antiga.

O Pantera foi formado em 1981 no Texas (origem esta que sempre carregaram aos palcos, vestidos de cowboys e usando a sigla CFH - Cowboys from Hell) alcançando o sucesso na metade da década de 80. Com músicas mais voltadas para o Glam Rock e Power-groove, a banda lançou três discos praticamente desconhecidos:

Metal Magic, de 1983, Projects In The Jungle, de 1984 e I Am The Night, de 1985.

Até então o Pantera não contava com Phil Anselmo nos vocais, fazendo com que a banda tivesse uma característica menos agressiva. Em 1988, Phil Anselmo (Down e Superjoint Ritual) integra a banda trazendo um estilo mais pesado, porém, ainda na linha do básico power-groove. Em 1988, lançaram o album Power Metal.

As mudanças não acabaram aí: A banda resolveu seguir novos horizontes (na verdade, fazer o que mais curtiam) - tocar o tão sonhado Trash Metal (estilo musical variante do Heavy Metal que fez muito sucesso nos anos 90).

Veio então o verdadeiro Debut que é chamado de Cowboys From Hell, lançado em 1990. Com este album, Dimebag Darrel (Guitarrista), Vinnie Paul (Baterista), Phil Anselmo (Vocais) e Rex Brown (Baixo) entraram de vez no caminho do sucesso do Trash Metal. Músicas como a faixa título do Album, Cemetery Gates e Domination cairam no gosto do público banger (head bangers ou batedores de cabeça).



O Trash grooveado do Pantera estava chegando para inovar o mercado musical e disputar diretamente com bandas de peso como Metallica, Slayer, Anthrax e Megadeth (sucessos do Speed/Trash Metal da época).

Em 1992 o Pantera aparece com o mais novo album intitulado de Vulgar Display Of Power (album censurado em diversos países da Europa por conter conteúdo explícito). Sim, o Pantera chegava com força, vocais mais guturais e gritados (deixando de lado os falsetes do Heavy Metal) e com letras extremamente violentas (críticas políticas, sociais e econômicas). Este pode ser considerado o maior sucesso da carreira do Pantera.



Múscas como Mouth for war, This Love, Walk e Fucking Hostile estouravam nas casas noturnas, MTV e rádios FM de todo o mundo (sim, o trash metal era o estilo mais ouvido da época).

O próximo album foi lançado em 1994 é  entitulado de Far Beyond Driven, que estreiou no topo das paradas americana e australiana, sendo o primeiro disco de Heavy Metal a conseguir este feito, ou seja, estava no gosto do povo. Sim, o Pantera vinha com porradas como "Strenght Beyond Strenght" e "Becoming", além do enorme sucesso "Five Minutes Alone" que não parava de ser veículado na MTV internacional.



O album The Great Southern Trendkill foi lançado em 1996, agora com um estilo totalmente revolucionário e cada vez mais pauleira (termo pejorativo para o heavy metal, mas que eu não ligo). O album não caiu no gosto geral (GRAÇAS A DEUS, pois é um excelente album) devido o Metal Extremo que o Pantera vinha executando (com pegadas e riffs muitas vezes até grindcode). Destaque para a faixa título e para a música "Drag the Waters".



O último trabalho da banda tem o título de Reinventing The Steel, lançado em 2000. Album extremamente pesado, porém, executado sem vontade. O Pantera dava seus primeiros sinais de fadiga entre amigos - a relação já não era boa entre Phil Anselmo e os irmãos Vinnie e Dime. O album carregou apenas uma faixa de sucesso (o heavy metal encontrava-se em baixa na cena mundial) conhecida por Revolution is My Name. Por opinião própria, eu prefiro a música Hellbound (letra agressiva, bem ao estilo de 1992/1994).



O fim da banda veio com o abandono por parte de Phil Anselmo. Resumindo, a banda acabou, Phil criou o Down e o SuperJoint Ritual, enquanto os irmãos Abbot criaram o Damage Plain.

PORRA FLÁVIO, então é este o motivo do título deste post? Não - o pior está por vir. Até então perdemos uma excelente banda e referência musical dos anos 90.

Já no Damageplain, no dia 8 de dezembro de 2004 os irmãos Abbot (Vinnie e Dime) estavam em turnê para apresentação do novo trabalho da banda quando um fanático pelo Pantera chamado Natan Gale assassinou Dimebag Darrell a tiros na casa de espetáculos Alrosa Villa. Um membro da platéia, uma empregada do local e um segurança da banda também foram assassinados antes que Gale fosse morto a tiros pelo policial James Niggemeyer. A morte de Dime foi confirmada no dia 9 de dezembro de 2004 pela imprensa internacional.

Após a morte de Dime, o retorno do Pantera é considerado praticamente impossível, mesmo após declarações de Phil dizendo que desejaria retornar ao grupo.

O sonho se foi aqui. Dime se tornou referência para todos os guitarristas do mundo (de bandas famosas como Metallica, Sepultura, entre outras). Além da excelente pegada, era uma pessoa de muito carisma.

No dia da morte de Dimebag Darrel, esta pessoa que escreve este pequeno registro chorou como uma criança que havia perdido um brinquedo. Eu havia perdido uma referência.

O rock estava de luto.

Coloco aqui dois vídeos para vocês curtirem. Um da banda em ação e outro do mestre Dimebag Darrel (homenagem).






Referência: http://pt.wikipedia.org/wiki/Pantera_(banda)
É isso aí pessoal - espero que tenham gostado da banda.

Até mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário